Categorias:

Windows e Linux: qual o melhor sistema operacional para o meu negócio?

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

Neste post te contamos qual o melhor sistema operacional para o seu negócio. Acompanhe!

O software mais importante de qualquer computador é seu sistema operacional. Entre as diversas opções encontradas no mercado atualmente, o Windows e o Linux saem na frente, com uma briga longa e polêmica. Qual é o melhor sistema operacional para você instalar na sua máquina?

A escolha do sistema operacional para a sua empresa depende primeiramente das necessidades organizacionais. É preciso que ele seja capaz de suportar os projetos executados e rode de maneira adequada, a fim de evitar paradas ou problemas para a produtividade dos colaboradores.

Nesse contexto, é fundamental contar com um sistema operacional que ofereça segurança e confiabilidade. Além disso, o sistema deve contar com um conjunto de características que permitam flexibilizar a escalabilidade das demandas. A interface precisa contar com vários recursos e ser fácil de manusear, tanto pelos usuários quanto pela equipe de TI.

O Windows é produzido pela gigante Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, e pode ser encontrado em diversas versões. Já o Linux foi inicialmente produzido pelo programador finlandês Linus Torvalds no sistema de código aberto disponível para ser modificado e distribuído livremente ao gosto do freguês — e são muitas as distribuições ou versões.

Separamos, neste post, as principais características desses sistemas para você tirar suas dúvidas. Confira!

O Windows

O Windows atende a todos esses requisitos. A versão mais recente, a 10, é uma das mais seguras do mercado. Esse SO é muito usado no mundo todo. Pesquisas apontam que o percentual chega a aproximadamente 75% em agosto de 2018. No mesmo período, o Linux tinha 6,1% e o Mac 9,9%.

Os motivos que justificam a preferência são variados. O acesso a suporte e softwares é bastante amplo. Para os profissionais de TI, as versões mais recentes do Windows trazem um grande número de ferramentas de gerenciamento, que podem ser usadas de acordo com a política estabelecida pela empresa.

O Linux

Já o Linux é um sistema operacional totalmente gratuito. É seguro, porque menos malwares são fabricados para rodar nesse ambiente. Outro benefício é sua adaptabilidade. No entanto, a interface tem um layout um pouco mais complicado, que nem todos sabem como utilizar com eficiência.

Sobre o licenciamento

O Linux é código aberto, portanto, gratuito. O que resta é entender o Windows, que pode oferecer bom custo-benefício, especialmente se você escolher a versão 10 Pro, que é voltada para o segmento corporativo.

Nela, você vai encontrar mais recursos de segurança, controle ampliado e dispositivos inovadores e robustos. Com isso, há um aumento da produtividade da equipe.

Já escolheu o ideal para o seu negócio?

Cada sistema tem suas características, vantagens e desvantagens. Tudo vai depender dos seus objetivos e recursos. O Windows por ser mais popular e tem uma usabilidade mais conhecida. O Linux é um sistema mais seguro, estável, bem intuitivo e em diversos quesitos ganhou essa batalha. Com as informações dadas aqui, você tem o que precisa para decidir qual é o melhor sistema operacional no seu caso.

Independente da sua escolha, conte com a WORKDB para ter a melhor tecnologia e segurança na TI do seu negócio. Com foco na comercialização de produtos e serviços, a WorkDB trás toda a estrutura necessária para fazer parte do futuro da tecnologia. Um portfólio completo e mão de obra especializada para atender qualquer demanda da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *