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Você sabe qual a função de um SDR?

Quando se ouve sobre uma empresa de Tecnologia da Informação, é comum logo fazer associação com programadores e técnicos. Mas, existem diversos outros profissionais empenhados no sucesso e no dia-a-dia da empresa. 

Por isso, o assunto do nosso blog post de hoje é sobre o cargo de SDR aqui na WorkDB. Continue a leitura! 

Funil de Vendas WorkDB

O SDR é uma função integrada ao comercial da WorkDB. Mas antes de falar sobre a função em si, vamos abordar sobre a  área comercial, que, por sinal, é muito importante para qualquer empreendimento. 

Uma equipe bem treinada e alinhada com os objetivos da empresa é fundamental para se conseguir mais negócios.  Nós usamos uma metodologia chamada Funil de Vendas, que traz a representação de todas as etapas pela qual o cliente passa durante a compra. 

Engloba desde o primeiro contato com o cliente até a efetivação da compra do serviço ou produto. É um processo muito importante, principalmente entre empresas, quando não existe apenas uma única pessoa responsável pela aquisição.

Divisão Funil de Vendas 

Um funil pode ser dividido em três etapas. No topo, está o aprendizado e a descoberta. Nesta fase, o cliente já sabe que tem um problema. No meio, o cliente descobre mais sobre o que precisa e uma possível solução.  A última é a decisão de compra e o fechamento da negociação.

Onde entra o SDR?  

A sigla é abreviação para Sales Development Representative, que pode ser traduzido para Representante de Desenvolvimento de Vendas. O papel de SDR não é captar clientes, mas qualificar os leads, ou seja, os contatos gerados em ações de marketing. 

Ele entra em contato com o lead antes do vendedor, estuda o perfil, os interesses e se o cliente tem necessidade ou estrutura para o serviço oferecido. Quando o SDR percebe o potencial ou que a outra parte está pronta para seguir adiante, ele passa o contato para a próxima fase do funil. 

SDR WorkDB

No caso da WorkDB, nosso SDR faz um levantamento sobre a estrutura do cliente. Ele verifica qual banco de dados usa, se tem equipe interna, como é a infraestrutura, se tem armazenamento interno ou nas nuvens. Diante destes dados, verifica se há alguma demanda e passa para o vendedor.

Toda etapa da conversa é registrada pelo SDR, para que se verifique quando o vendedor entrar em contato. É uma função importante porque nem a empresa ou possível cliente gasta energia em um serviço que não será necessário.

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