Categorias:

Você sabe o que é firewall?

Vivemos em uma crescente de inovação, onde tecnologias e ferramentas digitais que transformam e facilitam nossa rotina surgem o tempo todo. Com tantas inovações, a segurança da informação também foi uma área da informática que precisou evoluir para conseguir manter a integridade e privacidade dos nossos dados, acompanhando todas as possibilidades que a internet coloca à nossa disposição diariamente.

O Firewall é considerado um dos melhores recursos para impedir que tráfego e fluxo de dados indesejados atinja a rede.  Neste artigo, vamos te contar como ele funciona, e porque ele é extremamente vital para os dispositivos que utilizamos em nosso cotidiano.

O que é firewall?

O sistema de firewall foi criado na década de 80, com o objetivo de restringir o acesso entre redes e internet. No início, a internet era usada apenas por instituições militares e universidades. Porém, com a inclusão digital e o uso pessoal cada vez maior da internet como uma ferramenta do cotidiano e o crescimento das redes domésticas, a necessidade de proteger esses dados passou a ser crucial.

O termo “firewall” é originalmente usado para descrever uma ferramenta de sistemas de incêndio, projetada para inibir ou impedir a propagação de fogo. O sistema é instalado nos prédios para evitar que um incêndio atravesse as paredes antes da chegada dos bombeiros.

No mundo virtual, um firewall tem uma função diferente. Em vez de dificultar a saída, ele interdita a entrada. Nesse caso, o fogo corresponde aos ataques e invasões cibernéticas. Assim, podemos dizer que o firewall funciona como um filtro na internet.

Qual a importância do firewall para as redes de computador?

Agora que você já sabe o que é um firewall, fica mais fácil compreender a importância dele.

O firewall filtra todas as informações que chegam em uma rede, garantindo a segurança do usuário.

Com o grande fluxo de dados dos recentes modelos de transmissão de informação pela internet, a barreira é crucial para que faça o filtro com segurança dos dados que entram em redes domésticas ou corporativas. A segurança dos dados que são transferidos é o motivo pelo qual o firewall foi criado e é um dos mais seguros filtros que um sistema pode ter.

Os tipos de firewall existentes

Agora que você já entende o que é firewall e porque ele é tão importante para a segurança dos seus dados, vamos te apresentar os tipos de firewall existentes.

O Firewall aplica um detalhado sistema de regras para filtrar as informações que chegam através da rede, porém elas não são executadas de formas iguais, já que existem formas diferentes de navegação. Atualmente, existem três categorias de Firewall, como o filtro de pacotes, os proxies e a inspeção de estados.

Firewall de aplicação (proxy)

Esse é um dos primeiros tipos de firewall que surgiu no mercado. Usado por grandes empresas por oferecer uma melhor experiência na internet e otimizar o desempenho de rede, o proxy é considerado altamente seguro, pois permite a proteção dos recursos online, mascarando o endereço de IP de seus usuários e filtrando as mensagens que são recebidas.

Firewall de inspeção de dados

Responsável por examinar o fluxo de dados, esse tipo de firewall também é conhecido como tradicional, e é aquele que bloqueia ou permite o acesso conforme a porta, o protocolo e, como o próprio nome sugere, o estado.

Esse tipo de programa faz o monitoramento de todas as atividades que acontecem desde a abertura de uma conexão até seu fechamento. As configurações de filtragem são estabelecidas com base nas regras do administrador.

Firewall de gerenciamento unificado de ameaças (UTM)

Por último e não menos importante, o firewall de gerenciamento unificado de ameaças, que também é conhecido como dispositivo UTM, é uma solução que combina a proteção contra vírus e mallwares e ameaças em geral com as funções de um firewall de inspeção de estado.

Garanta a segurança dos seus dados com a WorkDB

Não é só você que sabe a importância dos seus dados. E é por isso que você precisa de tranquilidade. Nunca se falou tanto em segurança de dados e a nossa solução vai de encontro à sua necessidade.

Com produtos e serviços variados, podemos atender sua empresa com as tecnologias mais atuais. Invista na proteção do seu bem mais valioso e continue tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *