SIM, A CULPA PODE SER DO MONITORAMENTO!

SIM, A CULPA PODE SER DO MONITORAMENTO!

29/06/2020 0 Por WorkDB

Sem Um Bom Monitoramento de Sistema Sua Empresa pode Parar do Dia para a Noite. Veja Agora Como Resolver Isso.

Com tantas ferramentas de tecnologia funcionando juntas dentro de um mesmo processo, pode ser difícil detectar onde exatamente estão as falhas quando acontece um problema. Você já parou para pensar nisso?

Uma lentidão ou pane no sistema pode se tornar uma verdadeira agulha no palheiro até que se descubra a causa. Até lá, horas de produtividade são perdidas ou até mesmo uma operação inteira.

Para entender melhor como monitoramento é a peça chave para evitar este tipo de situação, vamos mostrar neste artigo seu conceito, suas principais vantagens e as consequências de não o aplicar em sua empresa.

Afinal de contas, o que é monitoramento?

O monitoramento é uma ferramenta que vai evitar que você trabalhe apagando incêndios e já saiba com antecedência o que está com problema ou prever o que pode apresentar algum defeito antes de ter seus processos prejudicados.

Geralmente um programa é capaz de rastrear o bom funcionamento de suas máquinas e softwares em poucos minutos de maneira automatizada.

É usada para manter seus equipamentos de T.I operando perfeitamente e em sua máxima capacidade, todo o tempo.

Por que devo investir em monitoramento?

O motivo mais importante de se ter um monitoramento em sua estratégia de T.I é reduzir as chances de se ter os dispositivos paralisados ou em mau funcionamento e, caso isso aconteça, seja possível identificar rapidamente a origem do problema.

Uma pesquisa da Forrester mostrou que uma hora de sistemas parados podem gerar prejuízos de até 1 milhão de dólares, dependendo do tamanho da empresa. O mesmo levantamento aponta que ao menos 34% de instituições americanas passam por alguma lentidão em seus sistemas diariamente.

Além disso, 42% destas empresas demoram mais de uma hora para identificar o problema, envolvendo entre 4 e 10 colaboradores nesta tarefa. Já imaginou o quanto de produtividade é perdida em um mês com essa dinâmica?

O monitoramento facilita a continuidade dos negócios

Com um sistema de monitoramento ativo você tem mais controle sobre o que está acontecendo em sua empresa.

Equipamentos, memória, disco rígido, entre outros ajustes serão previamente identificados. Assim, você saberá exatamente quando e onde seu dinheiro está sendo gasto.

Por exemplo, sua empresa possui dois provedores de internet para garantir que tudo continue funcionando caso um deles fique sem conexão.

Só que através do monitoramento foi identificado que uma das redes quase nunca está disponível, apontando um investimento que não vale a pena e pode ser resolvido simplesmente trocando roteadores de Wi-fi ou de servidor.

Network Operations Center

Também chamado de Centro de Operações de Rede, se trata de um sistema desenvolvido para unir todas as ferramentas de monitoramento de uma empresa.

O Network Operations Center, ou NOC, pode ser personalizado de acordo com as necessidades do negócio, sendo essa uma de suas principais vantagens.

O uso do NOC tem aumentado nos últimos anos pois, além de ser adaptável, permite às empresas uma visão 360º de sistemas e equipamentos.

Desta maneira, é possível monitorar toda sua estrutura, independente do departamento ou programas são neles utilizados. Com o NOC é possível extrair informações como:

  • Disponibilidade de serviços e redes de conexão
  • Avaliação de tendências
  • Análise do Service Legal Agreement (SLA)
  • Extração de relatórios do ambiente de sistemas

Independentemente do tipo de software que seja utilizado, o monitoramento é uma ferramenta que tem se mostrado eficiente no que tange tecnologia da informação, auxiliando na prevenção de riscos, continuidade de negócios e redução de custos.

É amplamente utilizada por empresas de todos os portes, devido à possibilidade de personalização deste tipo de sistema, por isso é importante verificar com um especialista em T.I ou com sua desenvolvedora de sistemas a possibilidade de implementar o monitoramento em sua empresa.

Somos a WorkDB e nossa missão é cuidar dos dados que que movem o seu negócio.

 Te esperamos do outro lado.

 FALAR COM ESPECIALISTA

WORKDB – Cuidamos dos Dados. Cuidamos do seu Negócio.