SEGURANÇA. PREVENÇÃO & ALTA PERFORMANCE: Como Garantir que o Ambiente de Tecnologia da Sua Empresa Esteja Pronto para Atingir Seus Objetivos

SEGURANÇA. PREVENÇÃO & ALTA PERFORMANCE: Como Garantir que o Ambiente de Tecnologia da Sua Empresa Esteja Pronto para Atingir Seus Objetivos

25/05/2020 0 Por WorkDB

O departamento de T.I ou Tecnologia da Informação hoje é um dos principais responsáveis pela evolução de qualquer negócio.

O T.I evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização.

Principalmente em tempos de coronavírus, onde os negócios precisaram se adaptar rapidamente ao cenário da pandemia.

O T.I pode ser um grande aliado neste sentido, senão o maior deles. Tudo o que corresponde ao digital é dependente direto deste setor.

Criar seu e-commerce, administrar os clientes (CRO), incluir processos de robotização RPA e tantas outras atividades que hoje são feitas exclusivamente através dos computadores.

Mas para que sua empresa tenha êxito é necessário criar uma estratégia específica para o departamento de tecnologia da informação.

Vamos agora listar quatro dicas para garantir que o ambiente de tecnologia da sua empresa esteja pronto para atingir seus objetivos.
Neste artigo você vai aprender:

  1. Por que planejar estrategicamente o departamento de T.I é importante para alcançar os objetivos da sua empresa
  2. ERP (Enterprise Resource Planning)
  3. Como montar uma equipe de T.I – da enxuta à mais completa
  4. A escolha das ferramentas
  5. Cuidado com a Segurança
  6. KPI e Desenvolvimento

POR QUE PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE O DEPARTAMENTO DE T.I É IMPORTANTE PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA SUA EMPRESA

Nenhuma aplicação de TI, considerada isoladamente, por mais sofisticada que seja, pode manter uma vantagem competitiva. 
Isso só é possível através da capacidade da empresa em explorar a TI de forma contínua

Muitos dos processos das empresas atualmente são realizados por softwares e quem ainda não se adaptou a esta realidade, em pouco tempo, será deixado para trás.

Porém a eficiência do TI e sua integração com a estratégia do negócio vão além de ferramentas de produtividade, softwares e hardwares.
O caminho para o sucesso está relacionado com o alinhamento do T.I com a estrutura organizacional da empresa.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Uma das maneiras de alinhar os processos de tecnologia da informação com a estratégia da empresa é usando o ERP ou Sistema integrado de Gestão Empresarial.

Essa ferramenta permite unir todos os processos da empresa, por departamento, num mesmo software.

Ainda que respeite as atividades individuais de cada equipe ou colaborador, o sistema é totalmente integrado e permite análises profundas dos procedimentos adotados pela corporação.

É uma excelente forma de criar metodologias para otimizar os sistemas de produção e para monitorar os resultados por departamento.

Além disso, o investimento em uma boa estrutura de T.I pode levar à economia de muito dinheiro a longo prazo, uma vez que o setor também garante que os dados da sua empresa fiquem seguros.

Veremos mais adiante como os softwares e ferramentas certas podem contribuir para chegar mais facilmente aos objetivos da instituição.

COMO MONTAR UMA EQUIPE DE T.I – DA ENXUTA À MAIS COMPLETA

A escolha das posições que compõem uma equipe de T.I é uma das estratégias principais para se obter êxito nesse departamento.

Stakeholders são responsáveis por definir as prioridades do negócio para então a gestão elaborar um organograma de acordo com a visão geral da empresa.

Outro fator que vai determinar o número de profissionais contratados é proporcionalmente o número de funcionários que a empresa possui.

Dificilmente uma equipe de T.I com cinco pessoas irá ser eficiente para uma empresa com 200 funcionários, pense nisso.

É importante que os colaboradores escolhidos para o T.I tenham proficiência na língua inglesa, pois a maioria dos softwares de gestão possuem instruções neste idioma.

Os profissionais de T.I costumam ser bem versáteis e atendem tanto a parte de hardware quanto de software. Entretanto, procure mesclar a equipe com pessoas especializadas.

Assim você terá pelo menos um especialista de cada área e isso é melhor do que ter uma equipe mediana em tudo.

A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS

Além do fator humano, a necessidade de ferramentas de qualidade é de extrema importância quando falamos de tecnologia da informação.

De nada adianta ter excelentes profissionais trabalhando para você se o programa que escolheu para operar for ruim.

Algumas empresas investem nos próprios desenvolvedores de sistemas, o que não é ruim. Porém dependendo do tamanho de sua empresa, pode não ser vantajoso.

Isso porque desenvolver um programa do zero custa muito tempo e dinheiro. Você está preparado para investir enquanto aguarda meses para ter uma solução?

Um jeito muito mais prático e adotado pela maioria dos negócios é a compra de softwares diretamente com desenvolvedoras especializadas, ou seja, que trabalham só com isso.

Certificar-se que a fornecedora possua tecnologias como data center em nuvem e soluções em segurança, reduz gastos com infraestrutura, softwares e espaço físico.

Os softwares adquiridos também são personalizáveis e atendem plenamente a demanda de qualquer tipo de negócio.

Cuidado com a Segurança

Junto com a aquisição dos programas que irão otimizar os processos da sua empresa vem uma grande preocupação com a segurança dos dados.

Ano após ano os ataques cibernéticos vêm crescendo no Brasil e no mundo. 
Com o cenário de quarentena e a instauração de regimes de trabalho remoto, o número de computadores invadidos já aumento exponencialmente.

Revelando a fragilidade de alguns sistemas e como a segurança da informação ainda é embrionário no país.

Uma dica é alinhar com a desenvolvedora do software que vai adquirir os melhores métodos para proteção de dados.

KPI E DESENVOLVIMENTO

O acompanhamento do desempenho das atividades de T.I nos resultados da empresa é uma forma de analisar, mensurar e criar estratégias de melhoria.

Isso deve acontecer de forma contínua e uma das maneiras de se fazer é usando os KPI’s. 

Conhecidos também como indicadores de desempenho, são usados para rastrear os resultados das equipes e alinhar esses insumos à estratégia de crescimento da empresa.

Alguns dos KPI’s esperados pelo departamento de tecnologia estão relacionados a:

  1. Prazos para entrega de projeto
  2. Service Desk
  3. Controle de custos
  4. Acordo de Nível de Serviço (SLAs)
  5. Qualidade

Usar os KPI é uma maneira eficiente de desenvolver novas soluções para a empresa, uma vez que o gestor consegue ter uma visão clara do percurso que o negócio está tomando.

Além de criar a possibilidade de corrigir os erros no meio do caminho e estar prevenido para qualquer adversidade.
Um bom exemplo é o momento atual, em que boa parte das empresas brasileiras precisaram aderir o home office

para continuar operando, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os KPI’s ajudam a mensurar a produtividade dos colaboradores e a rastrear as necessidades geradas pelo cenário atípico, facilitando o desenvolvimento de novas estratégias.

Sabendo de todas essas informações, como você analisa seu departamento de T.I atualmente?

Está seguro de que sua equipe e os softwares por ela escolhidos estão alinhados a estratégia do seu negócio?

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