Categorias:

Saiba como a WorkDB tem ajudado empresas a se manterem em Compliance com a LGPD

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

A segurança da informação é um assunto cada vez mais recorrente porque tem como objetivo eliminar vulnerabilidades e proteger os sistemas internos contra possíveis ataques. A Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, foi criada com o intuito potencializar a segurança de dados pessoais recebidos por empresas públicas e privadas de forma transparente.

Com o sancionamento da LGPD, as empresas devem informar claramente termos de uso  dos dados e extensão da autorização e os titulares dos dados precisam conceder o acesso às informações livremente. A principal mudança que a LGPD traz é uma maior segurança aos usuários comuns, garantindo o direito à privacidade e um controle mais rigoroso das informações pessoais. Para as empresas, há a necessidade de atualizar os processos internos para garantir que estejam em conformidade com a nova lei e que cumpram os padrões exigidos pela lei.

A adoção de boas práticas é essencial para garantir que a política interna esteja de acordo com a lei. É muito importante que as empresas realmente tenham bastante atenção nessa adequação já que as multas pelo não cumprimento da lei podem chegar a milhões de reais. Ou seja, as organizações precisam aumentar a responsabilidade na solicitação dos dados do usuário e desenvolverem critérios rigorosos de segurança da informação dentro das empresas.

A recomendação é que a quantidade de dados solicitada seja minimizada para diminuir os riscos de possíveis problemas futuros e trabalhar apenas com as informações necessárias e de preferência manter os usuários como anônimos sempre que possível.  Assim, podemos dizer que a tendência é que daqui pra frente qualquer pessoa passe ser questionada, seja de forma online e ou de forma presencial, se permite o registro ou cadastro para determinada finalidade.

Para evitar futuras consequências jurídicas, empresas já se antecipam para se adequarem às determinações legais de Proteção de Dados. Há quem defenda que as empresas que entendem e já adotaram o conceito de Compliance têm vantagens práticas em relação ao cumprimento da LGPD.

O que significa compliance?

Compliance tem como origem o verbo to comply with, que significa agir de acordo com. No mundo corporativo isso ganha um novo significado: agir rigorosamente de acordo com o que determinam as leis seja do país sede da instituição ou com dos países com que aquela empresa se relaciona.

As práticas de Compliance têm como finalidade submeter e aplicar princípios éticos nas tomadas de decisões da empresa. Além disso, tem como princípio preservar a integridade dos colaboradores e da alta administração de uma organização.

O primeiro passo é montar um comitê de compliance com profissionais especializados tanto nos aspectos jurídicos quanto nos diversos setores da empresa que serão afetados pela lei. Ele será responsável pelas avaliações de risco e definição de códigos de conduta conforme as diretrizes da LGPD.

Como a WorkDB está ajudando as empresas?

Não é só você que sabe a importância dos seus dados. E é por isso que você precisa de tranquilidade. Nunca se falou tanto em segurança de dados e a nossa solução vai de encontro à sua necessidade. Com produtos e serviços variados, podemos atender sua empresa com as tecnologia mais atuais. Invista na proteção do seu bem mais valioso e continue tranquilo.

A adequação exige mudanças que envolvem aspectos legais, processuais, tecnológicos, de governança e privacidade. Nossa consultoria especializada atua em todos esses aspectos e traz oportunidades para sua empresa realizar inovações, obter mais confiança dos clientes e parceiros e garantir que sua instituição esteja apta para os desafios da era digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *