QUEM AMA CUIDA: As 3 Premissas Básicas que Você Precisa Analisar para Ter Certeza Que Encontrou um Fornecedor Confiável de T.I.

QUEM AMA CUIDA: As 3 Premissas Básicas que Você Precisa Analisar para Ter Certeza Que Encontrou um Fornecedor Confiável de T.I.

09/06/2020 0 Por WorkDB

Quem nunca ficou confuso ao procurar um fornecedor de Tecnologia da Informação provavelmente estava, além de perdido, fazendo algo errado.

Sabemos da importância do setor para as empresas e a necessidade de adaptação de seus produtos e/ou serviços ao atual cenário de crise.

Num mundo onde as pessoas precisam ficar isoladas, a tecnologia tem sido ferramenta fundamental para permitir que os negócios continuem operando.

Agora, mais do que nunca, é preciso adotar boas práticas em contratação de tecnologia da informação, na busca pela sobrevivência em uma economia pós covid-19.

As empresas de tecnologia representam a pequena parcela do mercado que se mantém estável durante a crise, pois o uso desse tipo de serviço se tornou indispensável para diversos setores da indústria.

Aliada a necessidade de redução de custos, a escolha de um fornecedor deve ser feita seguindo as três premissas básicas que abordaremos neste artigo:

  • Avaliação Inicial
    • Antes de tudo saiba por que precisa contratar um fornecedor de T.I
    • Verifique a reputação do fornecedor no mercado
  • Monitoramento do desempenho
    • Relacionamento comercial
    • Prazos de entrega
    • Suporte Técnico
  • Reavaliação
  • Conclusão

PASSO 1 – AVALIAÇÃO INICIAL

Independente do setor, a regra é ter ao menos três empresas em sua lista de interesse. Isso ajuda a comparar valores, indicações e se o tipo de produto que oferecerem atende suas necessidades.

Você precisa ter certeza que está contratando uma empresa responsável que não vai te abandonar caso aconteça uma emergência, como um ciberataque, por exemplo.

Mas antes disso, você precisa entender quais são as reais necessidade do seu negócio e o porquê chegou à decisão de que precisa de um fornecedor de T.I.

Antes de tudo saiba por que precisa contratar um fornecedor de T.I

Você precisa estudar quais são as reais necessidades da sua empresa antes de decidir contratar um fornecedor de T.I.

Fazer um levantamento completo sobre possíveis aplicações e como este serviço beneficiará sua empresa em curto, médio e longo prazo.

Isso é importante para entender que tipo de serviço é mais adequado para o momento, e usar o valor de investimento de maneira mais assertiva.

Também é necessário que a proposta do T.I esteja alinhada ao planejamento estratégico da empresa. Profissionais, provedores e ferramentas devem estar em sintonia com o todo o negócio.

É importante salientar que preço nem sempre deve ser um fator decisivo na hora da compra, primeiramente porque a tecnologia da informação é um serviço contínuo.

E a assistência técnica durante a vigência do contrato é primordial nesse caso. Falaremos disso mais adiante.

Verifique a reputação do fornecedor no mercado

Caso algo saia fora do esperado, existe uma grande chance de a empresa ser prejudicada pelos erros de seus fornecedores.

Quando você aceita a parceria, está aceitando o risco de ter a sua imagem atrelada à outra.

Por isso antes de fechar negócio, veja o que as pessoas estão falando a respeito do fornecedor cotado nas redes sociais.

PASSO 2 – MONITORAMENTO DO DESEMPENHO

Garantir que está recebendo sempre as soluções mais avançadas para não acabar pagando por uma versão ultrapassada é uma obrigação da gestão durante toda a vigência de um contrato de prestação de serviços em T.I.

Outro importante diferencial é se o fornecedor te mantém atualizado das novas versões de um software, por exemplo.

Caso os updates estejam incluídos durante a vigência do contrato, certifique-se de a desenvolvedora realmente é preocupada em manter a excelência na prestação desse serviço.

Se ela está de fato modernizando seus sistemas e oferecendo melhores soluções ou se está estagnada apenas monitorando o que já foi vendido.

Verificar se o pedido de compras está compatível com a nota fiscal, faz parte de um check list básico, útil para qualquer tipo de fornecimento. Mas existem alguns pontos que revelam se a empresa de tecnologia da qual está cogitando fazer negócio é confiável, veja:

Ao procurar, você deve buscar suas referências no mercado, e os clientes com que a empresa já trabalhou.

Relacionamento comercial

Ao contratar um fornecedor de software, é mais importante considerar o atendimento à empresa conforme às demandas internas e tempo de retorno dessas solicitações.

O atendimento é muito importante para quem presta este tipo de serviço pois sempre há o risco de imprevistos, como panes ou contaminações de sistemas por malwares, e o fornecedor precisa estar pronto para oferecer o melhor e mais rápido atendimento.

Prazos de entrega

Outro ponto a ser levado em consideração no monitoramento de desempenho de um fornecedor de T.I são os prazos de entrega.

Sem falar dos prejuízos financeiros que a demora de um reparo pode acarretar, os prazos falam muito sobre o nível de responsabilidade de uma empresa e o tipo de relacionamento que você terá com ela durante o período contratado.

Suporte Técnico

Ter uma excelente solução para seu negócio, com um atendimento ágil e entregas no prazo parece ser a descrição do fornecedor de T.I dos sonhos, não é mesmo?

Pode até ser verdade, mas este pacote de qualidades só será útil se a empresa oferecer um suporte técnico à altura.

Contar com profissionais qualificados para atender demandas urgentes ou mesmo tirar dúvidas através de chat ou telefone, facilitando o dia-a-dia da empresa.

O tempo de contratação depende muito das necessidades de cada empresa, mas é obrigação dele te dar a assistência durante o período acordado.

REAVALIAÇÃO

Ainda que o fornecedor tenha atendido suas expectativas com o serviço prestado, antes de renovar o contrato é necessário fazer uma reavaliação.

Pergunte-se se todas as promessas foram cumpridas. Aquele pacote de serviços foi realmente útil para você ou acabou pagando por algo que não usou?

O fornecedor tinha um bom suporte técnico e estava constantemente entregando as melhores versões de seus produtos? A estratégia oferecida estava alinhada com os objetivos do meu negócio?

Quem trabalha com Tecnologia da Informação sabe da necessidade de constante aprimoramento das ferramentas, um dos grandes motivos é a rápida transformação do universo digital.

Diariamente, surgem novos programas, aplicações, plugins… Quem estiver integrado a esta movimentação, trará as soluções mais eficazes.

Novidades nem sempre são boas, e dentro do ambiente digital, vírus surgem com a mesma rapidez e tão complexos quanto as programações, por isso demonstrar preocupação com a segurança é fator decisivo neste momento.

A reavaliação também é importante pois é uma maneira de verificar se o seu fornecedor permanece em dias com suas documentações legais, e esses checkups costumam ser realizados semestralmente ou anualmente.

CONCLUSÃO

Casa de ferreiro espeto de aço! Bons fornecedores de tecnologia da informação precisam ter em sua própria estrutura modelos de soluções práticas que otimizem seus processos.

Procure fornecedores certificados, que honrem suas obrigações legais e que já estejam com seus projetos arquitetados sob a nova LGPD, para evitar retrabalho durante o período do contrato, quando a legislação estiver totalmente em vigor.

Se você tenta contatar seu fornecedor por meio de um chat que não funciona, ou eles demoram para atender suas demandas, sendo constantemente solicitados para reparos, você precisa rever a lista de fornecedores que aprendeu a fazer no primeiro tópico deste artigo.

Somos a Work DB e nossa missão é cuidar dos dados que que movem o seu negócio. Fale com um especialista sobre os dados do seu negócio.

FALAR COM ESPECIALISTA

WORK DB – Cuidamos dos Dados. Cuidamos do seu Negócio.