Categorias:

Por que investir em monitoramento?

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

Investir em monitoramento é investir em segurança e redução de custos. Saiba porque neste post!

Não há como negar que a gente vive na internet e que precisa dela para dar andamento às nossas rotinas, principalmente as de trabalho. Num momento em que muitas pessoas estão trabalhando remotamente e dependem da rede para conseguirem desempenhar as suas funções, qualquer oscilação do ambiente, quedas ou ameaças, pode ser o início de uma grande dor de cabeça.

Investir em monitoramento é investir em segurança e redução de custos! Através de um monitoramento periódico, é possível reduzir as chances de ter os dispositivos paralisados ou em mau funcionamento e, caso isso aconteça, o acompanhamento possibilita a identificação rápida da origem do problema.

No geral, um software de monitoramento de rede é apoio para a empresa, tendo um papel importante na sustentação dos negócios, porém, em muitos casos o monitoramento ainda é negligenciado. Apenas após passar por um incidente grave na empresa os gestores buscam um software de monitoramento de rede.

Por outro lado, empresas que não sofreram com incidentes graves e são maduras, implementam ferramentas de monitoramento para otimizar o seu ambiente. Aumentando desta forma a sua performance, disponibilidade e economia de recursos.

As vantagens do monitoramento de rede

Dispor de um serviço de monitoramento de rede oferece diversas vantagens aos negócios. Separamos algumas delas abaixo:

1 – Segurança

O monitoramento reforça a segurança dos dados, já que durante esse processo, falhas, violações e possíveis tentativas de ataque podem ser detectadas. A partir disso, medidas preventivas e protetivas podem ser tomadas, evitando invasões, vazamentos ou perdas de dados. Quando a sua empresa investe em um monitoramento especializado na infraestrutura de TI, ela passa a ter ferramentas mais modernas para uma gestão de riscos eficiente, além de recursos extras de proteção das informações.

2 – Escalabilidade

A escalabilidade está relacionada à capacidade que um sistema tem para suportar as operações conforme crescem as demandas de recursos dos softwares e cargas de trabalho. Para negócios que exigem armazenamento de grandes quantidades de dados, possuir o serviço de monitoramento evita que o equipamento chegue ao seu limite de funcionamento sem que ninguém perceba.

Com isso, é possível detectar quando é necessário realizar expansões e modernizações na infraestrutura, evitando transtornos e adequando o sistema às necessidades da empresa.

3 – Controle

O monitoramento adequado da infraestrutura traz controle sobre os equipamentos instalados no parque tecnológico da empresa. Com isso, é possível saber as reais condições de uso do hardware, os setores ele estão alocados, seu desempenho e uso nos processos em que estão envolvidos.

A partir disso, estratégias para o uso adequado dos recursos computacionais da empresa podem ser definidos, otimizando seu uso e reduzindo custos operacionais.

Conheça o Guardião

Com o Guardião, nossa ferramenta de monitoramento, é possível extrair informações como:

– Disponibilidade de serviços e redes de conexão;

– Avaliação de tendências;

– Análise do Service Legal Agreement (SLA);

– Extração de relatórios do ambiente de sistemas

Segurança gera tranquilidade. E é isto que a WorkDB busca para o negócio de nossos clientes. Proteção do seu bem mais valioso. Quer saber mais sobre o monitoramento contínuo da sua infraestrutura de TI? Entre em contato conosco e vamos bater um papo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *