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O que a coleta de dados tem a ver com a jornada do cliente?

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Publicado por workdb

Hoje os dados são parte essencial para a construção de qualquer estratégia. Neste post, te contamos como a coleta de dados influencia na jornada do cliente.

A jornada do cliente é a história que um consumidor escreve com a sua marca através da sua trajetória. É todo o caminho que o cliente percorre durante o relacionamento com a sua empresa desde o primeiro contato (visita, atendimento, material impresso ou conteúdo online) até o fechamento e o pós-venda.

Hoje, a tecnologia e mais especificamente os dados, são capazes de registrar todo o tráfego dos consumidores durante a jornada de compra. Quanto tempo levaram para passar de uma etapa para a outra, se evoluíram no processo de compra, o que compraram e quais os dados daquela pessoa.

Tudo isso é indispensável para que seja possível analisar o perfil do cliente, saber quais produtos têm mais demanda de acordo com um público específico, estudar novas estratégias e desenvolver campanhas que tenham fit com o público, baseadas nas ações registradas pelos dados.

O que é a Jornada do Cliente?

Jornada do cliente – ou Customer Journey – é o caminho percorrido por um consumidor desde o momento em que ele identifica um problema a resolver – necessidade ou desejo – e também a sua solução, culminando na etapa em que a compra é efetivada.

Como em um jogo de tabuleiro, cada vez que esse possível cliente avança uma casa, demanda uma ação específica da empresa, para que ele siga evoluindo e, com isso, se aproximando da compra.

No funil de vendas, os potenciais clientes são divididos em três estágios, topo, meio e fundo, cada um deles exigindo ações específicas para também conduzir o consumidor ao fechamento de uma determinada compra.

Enquanto a jornada é literalmente o mapeamento da jornada que o seu cliente faz mesmo depois de fechar uma compra.

Agora que eu já te contei melhor do que se trata a jornada do cliente, vou te mostrar a importância dela para o seu negócio.

Qual a importância da jornada do cliente para o seu negócio?

Definir a jornada do cliente do seu negócio vai te ajudar a gerar novas vendas. Simples assim. E como todas as decisões tomadas no seu negócio, é necessário realizar um planejamento para saber onde você quer chegar e o que você precisa fazer para alcançar  os seus objetivos.

Por isso, a jornada do cliente se torna uma metodologia básica, mas fundamental para o seu negócio.Com ela é possível mapear todas as etapas que o seu cliente percorre até realizar a compra do produto ou serviço que você está ofertando. Dessa forma, estudar a jornada do seu cliente, elaborá-la e colocá-la em prática é uma das melhores estratégias para garantir uma experiência positiva para o seu público e consequentemente, gerar novas vendas.

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