Categorias:

Monitoramento periódico da rede: conheça as vantagens

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

Neste post, te contamos os principais benefícios do monitoramento em tempo real. Confira!

As redes de computadores são as artérias que alimentam o bom funcionamento de qualquer empresa. Agora, imagine quando a rede sai do ar e os computadores não funcionam corretamente. É uma situação que normalmente é péssima e causa prejuízos imensos ao negócio.

E vale lembrar que prevenir é sempre melhor que remediar, não é? E é por isso que hoje, trazemos algumas das vantagens em ter um monitoramento periódico na sua empresa.

Já comentamos anteriormente o porquê é importante investir em uma solução de monitoramento. Inclusive já falamos da nossa ferramenta, o Guardião. Hoje, vamos te contar algumas vantagens do monitoramento periódico. Acompanhe!

Vantagens do monitoramento periódico

Antecipe-se aos problemas

Quando você monitora a rede em tempo real, fica mais fácil prever com antecedência algum erro ou falha no sistema.Com a informação antecipada, a equipe de TI terá tempo hábil para trabalhar e evitar o problema. Entre os indicadores que apontam para a ocorrência de falhas, pode-se citar o aumento da temperatura dos servidores, a sobrecarga na capacidade de conexão da internet e a redução no espaço de armazenamento da memória.

O trabalho preventivo evita a ocorrência do downtime e mantém a rede em funcionamento contínuo. Na prática, significa que não haverá perda de dinheiro por causa de falhas na estrutura de TI.

Aumente a produtividade da equipe

Se a sua equipe não consegue trabalhar, provavelmente você não conseguirá obter os resultados desejados também. Quedas de rede geralmente atrapalham bastante as demandas dos colaboradores. Se você prevê e reduz quedas e problemas na rede, evita pausas e garante a produtividade e o bem-estar de todo mundo, além de, claro, evitar dores de cabeça. Sem interrupções inesperadas, a equipe rende mais e atinge os resultados esperados.

Conheça os pontos fracos da sua rede

A partir das observações do monitoramento, por exemplo, é possível identificar que a capacidade do servidor precisa ser ampliada ou mesmo sugerir a troca de data center. Informações como essas permitem à empresa se preparar para investimentos mais vultosos, sem comprometer o orçamento.

Otimize a organização da sua equipe de TI

Além de evitar o mau funcionamento da rede, o monitoramento também permite que a empresa organize melhor a distribuição de tarefas no setor de TI. Com o ambiente monitorado, fica mais fácil identificar padrões de comportamento da estrutura e os protocolos para solucionar cada problema.

Melhore a segurança da rede

Apesar de óbvio, é um benefício que não pode deixar de ser mencionado. O monitoramento periódico traz efeitos positivos para a segurança da rede. Softwares de monitoramento oferecem suporte de segurança em diferentes níveis de trabalho, desde a atualização de antivírus, firewall e backups periódicos, até o uso de malwares, por exemplo.

Conte com a WorkDB

Não é só você que sabe a importância dos seus dados. E é por isso que você precisa de tranquilidade. Nunca se falou tanto em segurança de dados e a nossa solução vai de encontro à sua necessidade. Com produtos e serviços variados, podemos atender sua empresa com as tecnologias mais atuais. Invista na proteção do seu bem mais valioso e continue tranquilo.

Ficou interessado? Conte com a WorkDB para te ajudar. Fale conosco e descubra como podemos lhe auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *