INTERRUPÇÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

INTERRUPÇÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

14/07/2020 0 Por workdb

Os 4 maiores problemas já enfrentados por nossos clientes por conta da paralisação dos seus sistemas.

Quando falamos em tecnologia logo pensamos em computadores, programas e dispositivos que facilitam a rotina das empresas. De fato, essas ferramentas têm grande impacto na produtividade e, atualmente, é quase impossível dirigir um negócio sem elas.

Porém, essa dependência tecnológica também tem seu lado negativo. Se por um lado agilizamos a produção e simplificamos os processos, por outro lado, qualquer tipo de falha impacta diretamente todo o sistema, podendo até mesmo paralisar a empresa por horas.

Além de aprender com outros casos, sejam eles seus ou de outras empresas, é importante ter métodos de prevenção e manutenção dos seus sistemas para ter um maior controle.

Neste artigo iremos abordar alguns dos maiores problemas já enfrentados por nossos clientes devido uma paralisação. Aqui você também encontrará dicas sobre como evitar este tipo de situação. Boa leitura!

Perda de Dados

Um dos principais problemas em uma paralisação de sistemas está relacionado aos dados.

Informações fundamentais sobre o negócio, como histórico de compra e venda, carteira de clientes, fluxo de caixa, planos de crescimento, entre outras, podem ser perdidas no caso de uma pane.

Muitas vezes, essas perdas são irreversíveis, causando um enorme prejuízo às empresas.

É possível que demore meses ou até mesmo anos para total recuperação, ou mesmo seja necessário fechar as portas e começar tudo do zero para permanecer no mercado.

Perda de Clientes e Reputação

Uma lentidão ou paralisação pode deixar muitos clientes insatisfeitos.

Seja em um atendimento, na entrega de um produto ou dificuldade em fazer uma compra pelo site, por exemplo.

O grande problema é que hoje em dia esse tipo de reclamação costuma repercutir muito rapidamente através das redes sociais e canais como Reclame Aqui.

Podendo gerar uma crise de imagem agressiva, dependendo do tipo de problema encontrado.

Exposição a Ciberataques

Pior do que perder os dados seria entregá-los nas mãos de cibercriminosos, não acha?

Imagine informações de milhares de clientes, como números de cartões de crédito ou endereço pessoal divulgados ou usados de má-fé em nome de sua empresa.

Uma paralisação de sistemas deixa todos os seus dados expostos porque assim como suas ferramentas, seus sistemas de proteção antivírus também podem parar de funcionar.

Basta a informação do lugar e da hora certa para que seu sistema vire alvo fácil dos hackers.

Prejuízos financeiros

Todos os problemas citados acima, combinados ou não, acarretam em enormes prejuízos financeiros, podendo levar sua empresa até mesmo à falência.

Além de perder dinheiro, deixando de atender novos clientes durante a paralisação, é possível que você ainda tenha que desembolsar uma boa quantia de dinheiro para reparar os danos causados.

Serviços de Tecnologia da Informação costumam ser custosos e, neste caso, prevenir sai muito mais em conta do que remediar.

Prevenção

Como vimos, uma pequena paralisação gera uma reação em cadeia, e esses foram apenas quatro dos inúmeros prejuízos que podem ser gerados devido a isso.

Por isso é importante ter uma proteção de sistemas em camadas, quando falamos em segurança da informação.

Guardar as informações do negócio no armazenamento em nuvem também é uma excelente alternativa para manter seus dados protegidos no caso de uma pane.

Lembre-se sempre de ter um plano B, como duas redes de WI-FI, caso uma pare de funcionar, assim você não fica sem internet.

Outra sacada são os geradores de energia, pois nem sempre os problemas são previsíveis e não dependem apenas de um bom plano de prevenção.

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