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Gestão de tempo: como ter efetividade?

Gestão de tempo e produtividade valem ouro. Saiba como a gestão de tempo pode contribuir com o sucesso na sua carreira ou empresa.

Você já se perguntou como algumas pessoas parecem ter tempo suficiente para fazer tudo o que querem, enquanto outras estão sempre correndo de tarefa em tarefa e nunca parecem terminar nada?

O tempo é precioso. Hoje, mais do que nunca, cada minuto conta e faz a diferença. Por isso que a gestão de tempo é tão importante. A gestão do tempo é imprescindível para qualquer profissional ou gestor que deseja ter sucesso na sua carreira ou empresa.

A gestão do tempo faz parte da vida de qualquer profissional ou gestor, no mundo em que vivemos, saber usar cada minuto do seu tempo é essencial para se dedicar com qualidade as suas tarefas e ainda ter tempo para relaxar.

Esse assunto é muito importante e merece atenção especial. Por esse motivo, hoje separamos algumas dicas de como você pode tornar a sua gestão de tempo mais efetiva e dar conta das suas tarefas, aproveitando com qualidade cada minuto do seu dia.

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

O gerenciamento do tempo, portanto, consiste na adoção de uma série de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.

Qual a importância da gestão do tempo?

Peter Drucker, o pensador que é conhecido como o pai da administração moderna, tem uma frase sobre o que é gestão do tempo que retrata bem a sua importância: “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”

Isso significa que a gestão do tempo deve ser sempre o primeiro passo para conseguir realizar tudo que nos propomos a fazer para alcançar nossos objetivos. Por isso ela se torna uma importante estratégia empresarial que precisa ser aplicada nas organizações.

Na prática, essa ação de adotar a gestão do tempo na nossa vida profissional ou pessoal traz uma série de benefícios, como, por exemplo:

  • Torna cada pessoa pontual e disciplinada com suas tarefas;
  • Começa a gerar resultados efetivos;
  • Traz confiança para o dia a dia de trabalho;
  • Conseguem alcançar suas metas mais rápido e com consistência;
  • Aumenta o nível de produtividade;
  • Diminui a carga de stress e ansiedade.

A seguir, separamos alguns passos importantes para se ter uma gestão de tempo de qualidade:

– Planejar metas: Saber qual caminho deseja seguir é o primeiro passo para traçar quais os passos precisam ser dados. E aí, saber listar suas prioridades.

– Prioridades: Como falamos anteriormente, a partir das minhas metas, tenho que traçar minhas prioridades. Elas podem ser quebradas por meses, semanas e dias. Assim, fica muito mais fácil saber o que tenho planejado para fazer.

– Ter uma agenda ou pauta no Trello: aqui estão algumas sugestões de onde você pode deixar visível as suas tarefas diárias. Hoje, na internet, você tem uma gama de sites que disponibilizam gratuitamente agendas online. Você pode usar até mesmo sua agenda no e-mail para organizar a sua rotina

– Disciplina: Por fim, mas não menos importante, ter disciplina com as suas metas e prioridades. Só assim você conseguirá concluir a semana com chave de ouro e respeitar o seu tempo.

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