Categorias:

Fique de olho: tendências de tecnologia para 2022

Ano novo, expectativas novas e consequentemente novas tendências na área de TI. A tecnologia é responsável por muitas mudanças que ocorrem no dia a dia das pessoas e das empresas e, por isso, todo ano novas tendências são lançadas de acordo com estudos que analisam a evolução e demanda exigida pelo público.

Então se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Não é mais novidade que o maior desafio hoje é a digitalização. Essa demanda é comprovada por pesquisa realizada pela IDC – Empresa de Pesquisas do Setor de TIC, que prevê que neste ano 50% da economia global seja baseada no digital.

Outro dado importante é a questão de investimentos na área de TIC. Para 2022, o IDC prevê 9,4% de crescimento em investimentos em tecnologia da informação somente na América Latina.

Tendências

Empresas que estão antenadas às novidades e estão caminhando em direção à inovação digital têm um grande diferencial competitivo em comparação às demais companhias. Vale lembrar que algumas dessas tendências de mercado já estão inseridas ou no radar de algumas empresas, porém precisam de adaptações e desenvolvimento para aceitação do público. Outras não são conhecidas e algumas já eram tendências de 2021, mas não foram 100% desenvolvidas.

Privacidade: Não é novidade para ninguém, mas com a LGPD em vigor as empresas e pessoas têm buscado formas de proteger e cuidar dos dados. Portanto, a ferramenta de proteção de dados é indispensável neste ano.

Inteligência Artificial Generativa: A Inteligência Artificial já vem sendo comentada há alguns anos, mas a Inteligência Artificial Generativa se torna uma tendência para 2022, pois utiliza dados para aprender novos artefatos e realizar novas criações, que são semelhantes à original, porém mais inovadoras.

Plataformas: Conforme citamos na pesquisa anterior, grandes investimentos virão para a área de TIC esse ano. Isso se dá pois serviços como as plataformas na nuvem, espaço de trabalho virtual e conectividade geram maior agilidade e entrega de resultados com alinhamentos aos novos modelos de negócios. Mas vale lembrar que as equipes de TI ainda serão responsáveis por monitorar o funcionamento dessas tecnologias.

Tecnologia Emergente: ousadia e criatividade é o que o mercado cobra das empresas, com isso o atendimento com a tecnologia centrada no ser humano terá foco neste ano. De acordo com o Gaertner, será desse modo que novas ideias surgirão e as métricas não vão ser apenas focadas nos resultados financeiros, mas no impulsionamento, criatividade e inovação. Essa tendência faz parte de uma experiência para gerar maior confiança, satisfação e lealdade dos clientes, já que integra a experiência do colaborador, usuário e cliente.

Acessibilidade: apesar da evolução nas tecnologias, a acessibilidade dos sites ainda é um tópico que está em crescimento e tem ganhado notoriedade no mercado.

Hiperautomação: basicamente, a hiperautomação é uma combinação da automação robótica dos processos (RPA) e da inteligência artificial (AI), que visa a melhoria da tomada de decisão. As plataformas de hiperautomação são variadas e podem ser aplicadas nas tecnologias que as empresas já possuem, melhorando a performance e o desempenho com redução de custos.

Internet via satélite: Já existe, mas é um tema de bastante discussão global. O intuito da internet por satélite é que ela ajude na resolução da exclusão digital que permeia o ano de 2021. Ela tem grandes chances de competir com o 5G e a sua aplicação, já que para abrigar o 5G é necessária uma enorme infraestrutura, o que dificulta sua adoção.

De acordo com pesquisas, o comércio eletrônico aumentou sua inserção na rotina de pessoas e empresas entre 10 e 15% em todas as categorias, o que significa que os métodos de pagamento móvel alcançaram mais de 50% da população da América Latina. Outro exemplo é o modelo de trabalho pós-pandemia que se tornou remoto de forma permanente em pelo menos 40% das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.