Categorias:

File Server: compartilhamentos facilitados na rede

Tudo que você precisa saber sobre o servidor de arquivos e como ele pode facilitar a rotina corporativa.

O file server ou servidor de arquivos nada mais é do que a máquina central que armazena os arquivos da empresa. Em outras palavras, trata-se de uma aplicação em computador ou servidor para armazenar documentos, pastas e demais dados corporativos, que ficam disponíveis para o acesso dos colaboradores da organização.

Grande parte das empresas optam por utilizar o Servidor de Arquivos em Redes Locais, isto é, em ambientes (servidores) físicos. E por quê? Devido à centralização de toda a informação da empresa e pela possibilidade de fornecer acesso exclusivo ao diretório de arquivos apenas para usuários que acessem os computadores físicos da própria organização.

Escolhem a rede local, justamente por ter que interligar todos os computadores da empresa através de cabos de até o Computador File Server. Porém, caso o usuário não esteja presencialmente no local de trabalho, ele não conseguirá acessar os arquivos da empresa.

As vantagens do file server para os negócios

Flexibilidade

Um dos benefícios imediatos do file server corporativo é a economia do espaço de armazenamento. Com os arquivos na nuvem, você não precisa sobrecarregar computadores com programas, softwares ou qualquer tipo de arquivo. O servidor organiza tudo em um único espaço, o chamado Data Center.

Não obstante, este recurso também permite flexibilidade. Era muito comum uma rotina de trabalho em que o funcionário precisava acessar um computador específico dentro da empresa para usar os arquivos que lhe cabiam. A hospedagem na nuvem permite acesso a esses mesmos arquivos de qualquer lugar, até mesmo pelos smartphones e tablets – possibilitando um trabalho remoto, por exemplo, ou mesmo o acesso dos gestores de empresas parceiras.

Foco no core business

Este trabalho de gerenciamento de servidores, atualizações, backup e compra de novos discos dentro das empresas sempre foi de responsabilidade do setor de TI. No entanto, é provável que o core business (isto é, a parte central de um negócio) da sua empresa não seja a Tecnologia da Informação.

Portanto, é muito mais conveniente poupar a energia da sua equipe dessas tarefas, já que o provedor do serviço será o responsável pelo funcionamento da tecnologia. Assim sendo, sua equipe de TI direciona seus esforços para ações muito mais estratégicas – e o usuário em si possui muito mais autonomia para gerenciar arquivos e backups.

Economia

Outro ponto é que, naturalmente, o servidor dedicado oferece economia para as empresas. Afinal, não haverá a necessidade de dispor de tantos computadores físicos e nem da manutenção deles. Em alguns casos, a própria equipe de trabalho também pode ser enxugada.

O fato é que, em números, recursos alocados na nuvem são em média dez vezes mais baratos em comparação ao investimento em estrutura física. Ou seja, apesar do custo inicial em contratar um provedor, ele se justifica em médio e longo prazo, até mesmo em despesas simples como energia elétrica, por exemplo.

Para seu negócio evoluir de maneira acelerada, você precisa de agilidade nos processos. Sem complicações e com variedades de serviços, nossa solução em Cloud é ideal para a sua empresa, seja ela consolidada ou mesmo startup. A WorkDB descomplica seu armazenamento para que você possa focar no que importa: o seu negócio. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *