FALHAS TECNOLÓGICAS OU ERRO HUMANO? Aprenda a Identificar de Forma Prática e Sozinho (quando possível) o Que Está Causando Falhas no Seu Sistema (se isso falhar chame seu suporte)

FALHAS TECNOLÓGICAS OU ERRO HUMANO? Aprenda a Identificar de Forma Prática e Sozinho (quando possível) o Que Está Causando Falhas no Seu Sistema (se isso falhar chame seu suporte)

15/06/2020 0 Por workdb

Deveria ser só mais um dia normal, mas você acordou atrasado. Bateu o pé na quina da cômoda quando foi, às pressas, pegar alguma coisa para vestir e na correria para sair de casa logo, ainda esqueceu de levar a marmita.

Pegou o transporte cheio, como de costume, mas especialmente hoje, um vendedor ambulante foi o caminho todo gritando ao seu lado, na esperança de fazer algumas vendas ainda àquela hora da manhã.

Você vai chegando ao trabalho com uma sensação de alívio por ter sobrevivido até ali, mas logo que se acomoda e abre seus e-mails, centenas de novas tarefas urgentes e seu chefe cobrando o relatório que você prometeu a si mesmo que ia fazer em casa. E não fez.

Tudo bem, você pensa. Pelo menos já havia deixado todas as informações salvas numa pasta na nuvem e as reuniria em uma bela apresentação em Power Point, para impressionar a chefia. Eis que você abre o programa e nada mais está lá. Só pode ser brincadeira!

Bom, a história é fictícia, mas você deve ter se identificado em pelo menos uma dessas situações, não é verdade? Em um cenário como esse, pode não haver um “culpado”, por mais que a gente queira descontar a raiva em alguém.

A questão é saber identificar quando é uma falha humana ou técnica ou simplesmente um acaso do destino, já parou para pensar nisso?

COMO SABER SE FOI UM ERRO HUMANO OU UMA FALHA TÉCNICA?

Algumas coisas não podem ser controladas, e para isso temos que ser maduros e resilientes. Mas a verdade é que para quase tudo existe planejamento, responsabilidade e ação. E é isso que fazem as coisas terem mais chances de saírem como planejado.

Com sistemas de informação não é diferente. Um erro humano pode levar a perda de dados ou mesmo de um equipamento inteiro, seja por negligência, ou por um acidente, como um copo d’água derrubado em cima do notebook ou um clique “inocente” em um vírus, por exemplo.

Por outro lado, também existem as falhas técnicas, que estão relacionadas ao mau funcionamento de programas e hardwares. A falta de estudo do projeto, como quando são instalados programas dos quais os equipamentos não podem suportar.

A linha entre essas duas vertentes é tênue, pois tudo dependerá do nível de conhecimento sobre a ferramenta, a responsabilidade que foi depositada e a qualidade do serviço da provedora de softwares.

Uma coisa é certa, a inteligência artificial veio para automatizar os processos e diminuir o percentual de erros, visto que os sistemas podem ser corrigidos e reprogramados mais facilmente, diferente do comportamento humano.

Porém, quanto maior for a responsabilidade depositada neles, maior também será o dano em caso de falha.

Ainda assim, sem o fator humano, nada disso seria possível, pois somos os responsáveis por programar essas máquinas, e as adequar as nossas necessidades.

AINDA NÃO SABE O QUE ACONTECEU? CHAME UM TÉCNICO ESPECIALIZADO

Pode ter sido um erro humano ou não, o que não pode acontecer é ter os processos paralisados por falhas no sistema. E se isso acontecer a melhor alternativa é chamar um técnico especializado.

Somente ele será capaz de identificar a raiz do problema e apresentar a melhor solução para cada caso.

Por isso é sempre importante contratar desenvolvedoras de softwares que oferecem suporte técnico e garantia em seus produtos, assim você consegue resolver esse tipo de questão bem mais rapidamente.

O que você achou deste conteúdo? Tem uma visão diferente? Queremos te ouvir. Use o espaço dos comentários abaixo e nos dê sua opinião!

Somos a WorkDB e nossa missão é cuidar dos dados que que movem o seu negócio. Fale com um especialista sobre os dados do seu negócio.

Te esperamos do outro lado!

FALAR COM ESPECIALISTA

WORKDB – Cuidamos dos Dados. Cuidamos do seu Negócio.