FÁBRICA DE SOFTWARE: 3 estudos de caso que vão te fazer enxergar mais longe

FÁBRICA DE SOFTWARE: 3 estudos de caso que vão te fazer enxergar mais longe

24/07/2020 0 Por workdb

Muito se tem ouvido falar sobre Transformação Digital e como as empresas podem se inovar usando novas ferramentas e softwares. O objetivo é bem simples: se integrar a este grande movimento tecnológico acelerado pela pandemia do novo coronavírus.

Mais do que nunca, a internet se mostrou imprescindível para continuidade de negócios em todo o mundo. Também contribuiu para o encontro, ainda que virtual, de famílias e deu oportunidade para autônomos venderem seus produtos pelas redes sociais.

As possibilidades são infinitas. E apesar da tecnologia já existir há algum tempo, ainda existem empresas que não sabem muito bem como utilizá-la.

Já outras, foram concebidas dentro deste contexto e podem dar boas lições sobre inovação. Vamos ver agora 3 estudos de caso de empresas digitais que vão te fazer enxergar mais longe e mudar sua opinião sobre Transformação Digital.

Netflix

A Netflix tem uma cultura diferente para estimular o desenvolvimento de softwares dentro da empresa. Pensando em otimizar os serviços da maior plataforma de streaming do mundo, todos os desenvolvedores tem autonomia para trabalharem nos projetos que eles mesmo idealizaram.

Acontece que esse incentivo também os responsabiliza por todo o processo, desde a concepção até sua implementação. E se algo der errado, o próprio engenheiro ficará responsável por consertar o erro. Um tanto desafiador, não é mesmo?

A Netflix é conhecida por dar total liberdade aos seus colaboradores. A política de férias é um bom exemplo. Na Netflix, os funcionários podem tirar folgas quando quiserem, sem limite de tempo.

A empresa preza muito mais por colaboradores engajados que tragam ideais inovadoras do que simplesmente manter mais um funcionário preso dentro do escritório.

Basecamp

A Basecamp é uma das maiores desenvolvedoras de software do mundo e está entre as 5 top empresas no ramo com melhor remuneração salarial.

Ela acredita que o bem-estar dos funcionários é essencial para a execução de um bom trabalho e somente pessoas felizes são capazes de ter ideias inovadoras de verdade.

Além dos altos salários, a empresa fornece uma ajuda de custo aos funcionários para que eles possam fazer massagens e academia, além de descontos para consumir produtos da agricultura local.

A Basecamp permite que os funcionários trabalhem apenas 40 horas por semana, o que mostra sua preocupação genuína com a qualidade de vida dos parceiros. Mesmo com todo reconhecimento internacional, a empresa conta com menos de 50 funcionários.

Para ela é um jeito de manter grandes mentes criativas reunidas em um só lugar sem desviar do seu principal valor: desenvolver poucos, mas extraordinários projetos.

Etsy

O marketplace de arte e design gráfico tem um jeito bem diferente de recepcionar seus novos desenvolvedores de software. Logo no primeiro dia de trabalho, os profissionais novatos precisam incluir todas as informações referente a própria contratação no banco de dados.

Eles recebem um pequeno manual de instruções e existe um plano de reparo caso tudo dê errado. Mas a empresa acredita que desta forma os engenheiros podem aprender o trabalho na prática e declara não ser uma tarefa tão difícil assim para eles.

A Etsy também defende uma organização menos hierárquica e possui uma cultura mais colaborativa entre os times, onde um supervisiona o trabalho do outro sem necessariamente ocupar um cargo superior para isso.

Eles acreditam que este esquema fomenta a proatividade dos desenvolvedores e eles se sentem mais confiantes em expor suas ideias.

Você está preparado para isso?

Como vimos, a Transformação Digital não opera somente através da tecnologia, mas também afeta profundamente o modo de pensar das empresas e seus colaboradores.

Estamos caminhando para um mercado menos burocrático, mais humano e sustentável, prezando pelo bem-estar das pessoas.

Porém, para praticar tudo isso, os empresários terão que se abrir não apenas para novas ferramentas e computadores, mas sim para um novo modelo de negócio.

O que você achou das dicas que escolhemos para este conteúdo? Tem uma visão diferente? Queremos te ouvir. Use o espaço dos comentários abaixo e nos dê sua opinião!

 WORKDB – Cuidamos dos Dados. Cuidamos do seu Negócio.