Categorias:

Conheça os 3 tipos de Cloud

Seja qual for o modelo que combina com o seu negócio, cloud é sempre a melhor opção. Conheça os 3 tipos de Cloud!

A computação na nuvem é a tecnologia do momento. Mas, afinal, quais são os motivos para tamanho sucesso? A verdade é que o recurso revolucionou o setor de TI e trouxe diversos benefícios ao universo empresarial.

No entanto, mesmo já sendo uma realidade no mercado brasileiro, muitos gestores não a conhecem bem. Pensando nisso, preparamos este post. Continue a leitura para conhecer os tipos de cloud computing e tudo o que sua empresa tem a ganhar com esse investimento!

Nuvem Pública

O mais popular dos tipos de Cloud Computing é a nuvem pública. Ela é fornecida por um provedor de serviços de nuvem compartilhada com outras empresas (com níveis de acesso devidamente separados) por meio da internet.

Neste modelo, o fornecedor se encarrega pela hospedagem e proteção dos dados, pela manutenção e pelo gerenciamento dos dados da empresa. A empresa cliente paga apenas pelos recursos que utiliza, sejam eles infraestrutura física e de aplicações, hardwares ou softwares.

Com a nuvem pública, os investimentos são reduzidos, pois o fornecedor rateia entre as empresas clientes os custos do serviço. A empresa ganha flexibilidade e escalabilidade tecnológica, ou seja, pode aumentar sua capacidade conforme aumentam as demandas de sua operação, apenas atualizando seu contrato de SLA com o fornecedor; não há necessidades de implementação e manutenção máquina a máquina.

Nuvem Privada

A principal diferença entre uma nuvem privada e uma nuvem pública, é que a primeira é ambientada dentro da empresa. Ou seja, é construída para atender unicamente à empresa, suas filiais e unidades de negócio. Ela pode não estar fisicamente dentro da empresa, mas precisa necessariamente estar dentro do firewall e ser gerida pela equipe de TI interna.

Geralmente, uma nuvem privada é utilizada por médias e grandes empresas. O principal benefício é que a empresa tem total controle sobre seus dados e trabalha à sua maneira para a segurança deles. Também a cultura de manter toda a infra de TI internamente, neste caso, não é alterada.

Nuvens privadas são indicadas para empresas que lidam com dados sensíveis, especialmente transações financeiras, entre outras. Por já terem feito grandes investimentos em infraestrutura de TI, é mais viável criar uma nuvem privada do que partir para o uso de uma nuvem pública. Neste modelo, são agrupados os recursos tecnológicos (servidores, bancos de dados, equipamentos em geral) e oferecidos como serviços para os usuários.

Nuvem Híbrida

Como o próprio nome sugere, uma nuvem híbrida é a junção do modelo privado com o público. Ou seja, é possível manter parte dos recursos computacionais na infraestrutura interna e adquirir serviços de nuvem pública, conforme as necessidades do negócio.

A construção eficaz de um nuvem híbrida pode atender processos seguros que inspirem de maiores cuidados. A parte privada garante o controle da segurança por meio de uma rede exclusiva instalada na empresa ou direcionada somente a ela. E os serviços adicionais podem ficar alocados em uma nuvem pública, equilibrando assim os gastos e potencializando os recursos conforme surgem as demandas.

Em tempos de home office, não deixe o seu negócio parar ou sofrer qualquer tipo de consequência. Leve seu ambiente para a nuvem e veja o dia clarear!

Conheça a solução em Cloud da WorkDB

Para seu negócio evoluir de maneira acelerada, você precisa de agilidade nos processos. Sem complicações e com variedades de serviços, nossa solução em Cloud é ideal para a sua empresa, seja ela consolidada ou mesmo startup. A WorkDB descomplica seu armazenamento para que você possa focar no que importa: o seu negócio. Clique aqui para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *