Categorias:

Como se proteger de ataques de hackers?

Os ciberataques tem sido cada vez mais frequentes e nesse post te damos algumas dicas de como evitá-los e se proteger deles.

A tecnologia tem desempenhado um papel essencial no dia a dia das pessoas e a internet, especificamente, está cada vez mais inserida na nossa rotina. Fazemos compras, pedimos comida, acessamos redes sociais, trabalhamos… Tudo pela internet. Com tantas possibilidades de usar as plataformas digitais como ferramentas que facilitam o nosso dia, as chances de sofrermos ciberataques executados por hackers também aumentam.

O Brasil está entre os cinco principais países alvo de hackers em ataques a empresas no último bimestre, segundo levantamento da RSA, divisão de segurança do grupo EMC. Isso comprova que, no mesmo passo que a demanda de uso de dados aumentou nos últimos meses, principalmente impulsionado pela pandemia, a quantidade de golpes e ataques também cresceu.

Isso preocupa. Cada vez mais as pessoas compartilham seus dados e informações através da internet e da mesma forma surgem golpes cada vez mais inovadores e inteligentes, capazes de burlar as mais seguras plataformas de segurança.

É por isso que manter o ambiente seguro é uma tarefa super importante para evitar ataques e garantir a integridade dos dados da sua empresa. Mantê-los em segurança é imprescindível para evitar dores de cabeça futuras e evitar a perda de informações ou até mesmo o compartilhamento de dados sigilosos. A seguir, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a manter a segurança no ambiente. Confira:

Use programas específicos de segurança

A primeira e mais importante recomendação é contar com um software especializado, criado e desenvolvido com o objetivo de garantir a integridade das informações e a segurança do ambiente. Usar um firewall e um antivírus de terceiros são os pontos iniciais para garantir a segurança, mas os mais cuidadosos podem contratar uma VPN (rede privada virtual) – ênfase em contratar, pois existem redes gratuitas que vendem dados de seus usuários. Um serviço de confiança é o primeiro e o mais importante passo para evitar futuras dores de cabeça.

Crie senhas difíceis e fuja do padrão

Crie uma senha difícil e, se possível, use a autenticação em dois fatores. Isso não acaba com as chances de uma invasão, mas dificulta bastante o trabalho de qualquer agente malicioso.

Siga todas as orientações de segurança e use as ferramentas que os aplicativos e plataformas oferecem: autenticação de dois fatores, verificação via e-mail. Trocar a senha periodicamente também pode ajudar.

Na hora de criar a senha, invista na combinação de letras, números e símbolos especiais. Letras maiúsculas misturadas com minúsculas também podem contribuir com o fortalecimento da senha.

Não ignore atualizações

Atualizações são feitas e solicitadas justamente para corrigir possíveis erros e bugs no ambiente e aprimorar a segurança e a performance de aplicativos e ferramentas. Manter tudo sempre atualizado pode tornar as aplicações mais seguras para você. Ao ignorar as últimas versões de programas, você estará mais sujeito hackers, que enxergam as possíveis falhas como uma oportunidade para um ataque.

Pense antes de clicar

Hoje em dia um clique é suficiente para desencadear uma série de problemas. Sabe aquela história de ganhar dinheiro com um clique, ou aproveitar uma promoção quase irreal acessando um link? Desconfie e evite sempre! Essas pegadinhas, chamadas de phishing, tentam manipular os usuários a clicarem nos links para danificar computadores e redes.

Não acesse redes públicas

Muitas redes públicas, que são os wi-fis desbloqueados, também é uma internet que não protege os dados de navegação das pessoas que a utilizam. Ao usá-las, as informações emitidas e recebidas pelo seu dispositivo serão transmitidas sem proteção, sujeitas a um bisbilhoteiro que pode obter informações privadas como senhas e até dados bancários.

Conte com a WORKDB para garantir a segurança do seu ambiente

A WorkDB pode ajudar o seu negócio na prevenção de ataques, melhora na segurança e agilidade em ações corretivas, se necessário. Não é só você que sabe a importância dos seus dados. E é por isso que você precisa de tranquilidade. Nunca se falou tanto em segurança de dados e a nossa solução vai de encontro à sua necessidade. Com produtos e serviços variados, podemos atender sua empresa com as tecnologias mais atuais. Invista na proteção do seu bem mais valioso e continue tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *