Categorias:

Como prevenir problemas técnicos na infraestrutura de TI?

A Transformação Digital se tornou essencial para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado. A adoção de novas tecnologias ajuda as empresas a prosperarem. Esse novo modelo de economia digital tem levado boa parte das corporações a mudarem completamente suas estratégias e investimentos.

O bom desempenho da infraestrutura está diretamente relacionado a produtividade dos colaboradores e aos resultados da empresa. Isso porque qualquer instabilidade é sinônimo de estresse, dor de cabeça e comprometimento de todos que dependem da infraestrutura de TI para o trabalho. E levando em conta que hoje todos trabalhamos conectados, a perda com um possível problema é geral.

A instabilidade na internet, por exemplo, é capaz de paralisar todas as operações. Basta a ausência da conexão para que toda a empresa fique comprometida. E esse problema é uma realidade que toma conta de muitas empresas.

Para manter uma infraestrutura estratégica e otimizada, é preciso conhecer os principais problemas técnicos que afetam as empresas e saber como evitá-los. Por isso, trouxemos os erros de TI mais comuns e como eles podem ser resolvidos e evitados.

Hardwares e softwares obsoletos

A tecnologia está em constante evolução e assim é necessário um software ou hardware atualizado que acompanhe essas mudanças e evoluções. Hardwares defasados e ultrapassados são menos eficientes, o que prejudica a qualidade da estrutura e os softwares desatualizados podem representar ameaças à cibersegurança da rede, deixando dados vulneráveis e em situação de risco.

Portanto, a organização precisa criar um controle de seus equipamentos, verificando a vida útil de cada dispositivo utilizado. Além disso, deve realizar os upgrades necessários, mantendo todos os softwares trabalhando com a última atualização disponível.

Indisponibilidade por falta de energia

As quedas de energia são contratempos que não podem ser previstos e nem evitados. Mas contar com um geradores de segurança e manter os dados salvos em nuvem pode contribuir para garantir a integridade das informações e evitar maiores perdas e prejuízos às empresas.

Ausência de estratégia de backup

Perder dados é um problema recorrente em empresas que não possuem estratégia de backup. Os dados são os principais ativos de uma empresa e por isso exigem uma segurança reforçada contra os diversos tipos de ataques cibernéticos que existem atualmente.

É muito importante desenvolver medidas de segurança e processos de proteção de dados, além de adotar políticas de segurança e sistemas confiáveis para evitar falhas internas e externas.

O que é fundamental para evitar essas emergências?

Como falamos anteriormente, há problemas que não podem ser evitados, como quedas de energia. Mas é possível garantir que a queda de energia não prejudique a integridade dos dados da sua empresa ou comprometa a produtividade da sua equipe.

Problemas no hardware, rede instável, dificuldade de acesso a sistemas internos, lentidão da internet e outros tipos de dificuldades do cotidiano corporativo prejudicam diretamente os resultados e processos produtivos de empresas de qualquer tamanho ou segmento. Assim, independente do porte da empresa a participação de especialistas independentes em segurança da informação e gestão de ativos de tecnologia tem sido fundamental e a melhor opção para formular e implementar novas estratégias e evitar incidentes em TI para as empresas.

Desta forma, a prevenção ainda tem sido o melhor caminho para evitar problemas de TI, e a parceria com empresas de tecnologia, especializadas em gestão de segurança e de infraestrutura como serviço é essencial para minimizar os riscos e impactos nos negócios.

Conheça as soluções da WorkDB

Vivemos na “Era dos Dados”, uma era que está revolucionando negócios no mundo inteiro. E a WorkDB, atuando nacionalmente, faz parte dessa mudança, inovando, estruturando e utilizando dados voltados ao negócio de nossos clientes.

Cuidamos dos Dados. Cuidamos do seu negócio. Soluções de Banco de Dados, Cloud, Desenvolvimento de Softwares, BI, Big Data, Suporte em Sistemas de Gestão, Segurança e Monitoramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *