Categorias:

Como evitar ataques de hackers através de antivírus

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns nos dias atuais. Hoje, os ciberataques podem atingir empresas de todos os portes, trazendo danos e prejuízos de grandes impactos, por isso, investir na segurança dos dados se tornou algo essencial.

A verdade é que a ocorrência de ataque hacker tem aumentado mundialmente a cada ano. Em 2021, por exemplo, o custo médio de uma violação de dados foi de US$ 4,24 milhões globalmente, conforme dados da IBM. O Brasil desponta nesse cenário. O país já é o 5º maior alvo mundial de ataque de hackers a empresas, como divulgou o Estadão.

Por isso, é importante conhecer mais sobre o que são os ataques hacker, suas consequências e formas de proteger o seu negócio contra essa ameaça.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Importante lembrar que a definição do termo “hacker” está ligada basicamente aos programadores habilidosos, ou seja, pessoas que se dedicam a algumas áreas da computação a fim de encontrar novas habilidades, programações e diversas particularidades tecnológicas que vão além das existentes.

Frequentemente acontecem ataques virtuais de diferentes naturalidades e proporções de danos, mas os hackers que voltam seu conhecimento para desenvolver tarefas ilegais ou prejudiciais são chamados de “crackers”.

A importância de antivírus para evitar ataques de hackers

O antivírus é um dos itens mais seguros no que se relaciona à privacidade online. Importante lembrar que não basta apenas instalar um antivírus, ele precisa ser acompanhado e atualizado constantemente.

Programas antivírus podem impedir que o vírus seja baixado, identificando e bloqueando-o. Para uso pessoal, há antivírus gratuitos como o AVG, AVIRA, AVAST, que possuem uma instalação fácil e online. Já para empresas é indicada a instalação de antivírus mais fortes, como o antivírus Kaspersky, que oferece diversos níveis de proteção para manter os dispositivos livres de vírus e ameaças online.

Dicas para evitar ataques cibernéticos

Separamos algumas dicas que podem lhe auxiliar a evitar problemas com ataques cibernéticos.

Desconfie de e-mails, sites e aplicativos: a maioria dos ataques cibernéticos acontecem através de e-mails/spam/phishing. Esses vírus costumam ser chamados de “Ransomware”, no qual os hackers instalam um software no computador da pessoa, dando início ao ataque que criptografa todos os dados presentes no aparelho invadido.

Faça backups: Quando ocorre o ataque, tudo que a pessoa tem no computador, ela perde. Então realizar backups para salvar os itens, se torna uma prevenção.

– Atenção aos anexos: caso não esteja esperando o anexo, não abra. Muitos vírus são transportados através dos anexos.

Dica: Para saber se o anexo tem vírus, uma dica da WorkDB é ficar de olho no nome do anexo, se ele tiver palavras estranhas e sequências de números, fique atento.

– Cuide das suas senhas de acesso: pode parecer besteira, mas não é recomendável usar a mesma senha para tudo. Senhas servem para a segurança de informações importantes.

Dica: A WorkDB indica a criação de senhas com letras maiúsculas, números e não sequenciais. Procure não usar dados pessoais nas senhas.

– Armazenamento na nuvem: sabemos que o armazenamento em nuvem é prático e guarda os dados da pessoa. Mas fique atento, nem sempre a nuvem é segura. Existem pessoas que atacam a nuvem indo atrás de qualquer mínima falha de segurança na configuração ou programação.

– Wi-fi pública: normal nos conectarmos nas wi-fis públicas, mas por ser algo público, evite verificar sua conta bancária, checar caixa de e-mails e redes sociais nessas redes. Afinal, não temos como saber qual o nível de segurança da rede.Segurança gera tranquilidade, é isto que a WorkDB busca para o negócio dos seus clientes, ou seja, a proteção do seu bem mais valioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.