Categorias:

Cabling: o que é e como a sua empresa pode se beneficiar

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre Cabling

Se você é proprietário ou responsável por uma empresa com sistemas e redes internas, já deve ter tido algum problema em relação a cabos e instalações. E com certeza já ouviu falar sobre Cabling, em português, o cabeamento estruturado.

Um cabeamento estruturado industrial pode apontar a melhoria de performance de redes, resistência contra falhas, e uma validação das normas ABNT NBR 14565.

O que é Cabling?

É a disposição organizada de conectores e meios de transmissão de redes de dado e voz, internet, redes internas e telefonia. Esse mecanismo de organização surgiu na década de 1980, e nos anos de 1990, progrediu imensamente, a ponto de ser necessário adotar a criação de normas, para que os procedimentos, cabos e conectores fossem padronizados.

O sistema de cabeamento permite a transmissão de qualquer tipo de sinal elétrico que envolva dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais. Podendo ser convencional ou não, de baixa ou alta intensidade, não importando o fornecedor ou produto escolhido.

O cabeamento estruturado é um sistema composto por subsistemas, e cada um possui suas próprias especificações de instalação e desempenho. Seu projeto deve promover a conexão destes sistemas, ao mesmo tempo em que deve ser flexível, permitindo mudanças e alterações ágeis com controle e sem a perda de qualidade. Isto significa que todas as alterações precisam ser possíveis, sempre seguindo padrão de documentação, identificação e flexibilidade.

O principal papel é descomplicar procedimentos administrativos, de manutenção e resolução de problemas internos e externos da rede.

As características do cabling

As principais características de um sistema de cabeamento estruturado consistem em um conjunto de peças de conectividade, que dentro das regras específicas da engenharia permitem:

  • Uma arquitetura aberta;
  • Meios de transmissão e disposição físicas padronizados;
  • Enquadramento em padrões internacionais;
  • Projeto e instalação totalmente sistematizados;
  • Fácil controle e administração do sistema de cabeamento.

Por ser um sistema que integra vários meios de transmissão, os produtos utilizados devem assegurar a conectividade máxima entre os dispositivos existentes, e estar prontos para as infraestruturas e para as novas ferramentas tecnológicas.

Conheça o Suporte N1 da WorkDB

Para o  seu negócio evoluir sem problemas de conexão de sua rede, a WorkDB está preparada para uma análise de ambiente apontando as melhores soluções de cabeamento estruturado industrial, obtendo o melhor resultado, alta disponibilidade e uma melhor performance da sua rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *