BIG DATA: 6 formas de prever seu futuro com inteligência de dados

BIG DATA: 6 formas de prever seu futuro com inteligência de dados

31/07/2020 0 Por workdb

A tecnologia se tornou uma verdadeira mão na roda para as empresas. Independente do segmento do negócio, os benefícios que ela trouxe ao mundo corporativo são indiscutíveis.

O Big Data é uma das ferramentas mais usadas, com ele é possível extrair informações de forma analítica do banco de dados.

Perfil dos clientes, comportamento de compra, histórico de navegação, o quanto ele gastou, entre outros insumos armazenados pelo banco são agrupados pelo Big Data, podendo ser analisados com objetivos distintos.

Essas informações podem ser escolhidas conforme a estratégia da gestão e a partir disso são extraídos relatórios que irão orientar a tomada de decisões, visando o crescimento do negócio.

O gerenciamento desses dados também ajuda a prever o futuro. Através das métricas, é possível identificar falhas, oportunidades de melhorias e se algo está caminhando de maneira errada, por exemplo.

Veja agora 6 formas de prever seu futuro através da análise de dados com Inteligência de Dados.

  • Você conhece seu cliente

Com o Big Data é possível organizar de maneira estratégica toda e qualquer informação sobre seu cliente. Assim, você consegue prever o que ele quer com antecedência. Um bom exemplo são os dados extraídos das visitas em um e-commerce, por exemplo. O seu cliente colocou um produto no carrinho e não concluiu a compra, que tal encaminhar um e-mail oferecendo um desconto?

  • Gerenciamento de riscos

Monitorando seus sistemas de produção é possível detectar falhas mais rapidamente, evitando atrasos ou problemas na rotina da empresa.

  • Enxerga oportunidades

A cada interação com seu cliente é gerada uma nova “memória” em seu Business Intelligence. Com esta riqueza de informações, é possível encontrar novas oportunidades. Por exemplo, o seu sistema lhe mostra o hábito de consumo de determinado cliente que compra mensalmente a mesma quantia de cápsulas de café. Assim, quando estiver próximo a data da suposta próxima compra, você pode enviar um lembrete, certeza que ele vai se sentir especial e comprar mais na sua loja.

  • Identifica padrões

Com o Big Data você monitora os padrões de comportamento dos seus clientes e identifica suas principais necessidades. Uma queda nas vendas de determinado produto terá motivo, fonte e critério através das informações fornecidas, assim você entenderá melhor a situação e poderá criar estratégias mais assertivas para reverter o quadro.

  • Ajuda a tomar decisões importantes

Por mais que você acompanhe as tendências do mercado, nenhuma informação será mais valiosa do que a fornecida pelo seu próprio cliente. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão, será possível analisar também o cenário interno e criar a estratégia mais adequada para o momento da sua empresa.

  • Marketing mais assertivo

O Big Data permite que você conheça profundamente seu cliente ao identificar seus padrões de comportamento e consumo. Com essas informações é possível criar campanhas de marketing muito mais assertivas. A internet possui livre concorrência, e criar abordagens mais personalizadas pode ser aquele diferencial que sua empresa estava precisando.

Agora que você já entendeu a importância do Business Intelligence para o futuro do seu negócio, está na hora de verificar se os seus sistemas estão prontos para fornecer essas informações.

Faça uma avaliação com um especialista e certifique-se de estar com o melhor que a tecnologia pode te oferecer hoje.

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