Categorias:

Bancos de dados gratuitos: tudo o que você precisa saber

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

Saiba a diferença entre bancos de dados gratuitos e pagos, fique por dentro das principais vantagens e desvantagens e saiba qual o ideal para o seu negócio.

Uma das principais dúvidas dos profissionais de TI ao desenvolver uma solução é qual banco de dados utilizar. Perguntas como “Quais são os bancos disponíveis?”, “Quais as suas principais diferenças” ou “É melhor optar por um banco de dados relacional ou não relacional?”, são mais frequentes do que se imagina.

A escolha do banco de dados ideal depende primordialmente de sua aplicação. Conheça a seguir alguns dos principais e saiba qual é o mais indicado para a sua solução. Existem diversos bancos de dados em versões free, de imediato o custo benefício é a principal vantagem, porém a segurança da informação por um banco de dados onde você tem o controle muito maior é a grande vantagem de um banco de dados pago.

Os tipos de bancos de dados

Antes de explicar os tipos de bancos de dados disponíveis, é necessário definir suas duas categorias:  banco de dados relacionais e não relacionais.

Bancos de dados relacionais

Bancos de dados relacionais são fundamentados no paradigma da orientação a conjuntos. Seus dados são armazenados em estruturas denominadas tabelas. Cada tabela é composta por colunas (atributos e linhas), tuplas ou registros. Eles costumam ser mais utilizados para dados tabulares, de fácil inserção e recuperação. Sua linguagem é o SQL (Structured Query Language) e seus principais representantes são Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.

Os bancos relacionais são a opção ideal para sistemas ERP, CRM ou de gerenciamento financeiro, em que é necessária uma grande consistência de dados. Criado em 1970 por Edgar Frank Codd, esse modelo é o sucessor dos modelos hierárquicos e em rede.

Bancos de dados não relacionais

Já os bancos de dados não relacionais são soluções para situações nas quais os bancos relacionais não atendem. Um exemplo são os ambientes com dados mistos (imagens, mapas e tabelas), que não podem ser tabulados em linhas e colunas. Também é utilizado em grandes soluções baseadas em nuvem.

Eles são conhecidos como NoSQL (Not Only SQL, ou em português, não apenas SQL). Buscam consistência nas informações armazenadas, disponibilidade do banco de dados e tolerância ao particionamento das informações. Seus bancos mais conhecidos são MongoDB, Redis e Cassandra.

A escolha do banco de dados ideal depende primordialmente de sua aplicação. Para os sistemas desenvolvidos com o objetivo de criar, alterar, excluir e consultar informações que tenham um padrão de formato regular, o banco de dados mais adequado é o relacional. Já as soluções baseadas em nuvem e dados não tabulados com características heterogêneas exigem a utilização de um banco não relacional.

Alguns bancos de dados gratuitos disponíveis no mercado são:

MySQL

O MySQL é um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares do mundo com mais de 10 milhões de usuários. O programa tem sua interface baseada em linguagem SQL, ou seja, basta apontar o objetivo pretendido para que ele seja executado no software. O MySQL é um programa open source com uma boa estrutura de segurança de dados.

STRATWs ONE

O STRATWs ONE é um banco de dados para pequenas empresas robusto e intuitivo de usar, permitindo a integração de informações de diversas áreas de uma empresa. Com as informações centralizadas, o programa melhora o desempenho, encontra oportunidades de melhoria e faz a gestão de reuniões para criação de objetivos e metas estratégicas. Além de melhorar a produtividade da equipe.

Oracle

O Oracle é uma solução de banco de dados para pequenas empresas que lidam com um volume de dados maior. As soluções baseadas em nuvem são os recursos mais atuais oferecidos pela companhia para ajudar na estruturação de dados e informações dos negócios.

SQL Server

O SQL Server é o banco de dados para pequenas empresas da Microsoft. O sistema tem boa avaliação em relação a vulnerabilidade além de vários recursos, integração com a nuvem e big data.

Conheça a solução de banco de dados da WorkDB

Para que seu negócio evolua de maneira acelerada, você precisa de agilidade nos processos. Sem complicações e com variados tipos de serviços, nossa solução em Cloud é ideal para a sua empresa, seja ela consolidada ou mesmo startup. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *