Categorias:

Aprenda a proteger a sua conta de WhatsApp

Muitos aplicativos surgiram para facilitar a nossa vida e um deles foi o WhatsApp. A ferramenta tornou muito mais prático o envio de mensagens instantâneas e o método de fazer chamadas de voz/vídeo pela internet, por meio de smartphones. À medida que o software se popularizou, também cresceram o número de golpes. Em 2020, por exemplo, de acordo com levantamento do PSafe, 5 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes de clonagem de WhatsApp.

Existem vários tipos de golpes que podem ser aplicados através do WhatsApp, além da clonagem, como se passar por um contato da vítima e o phishing. Entre junho e outubro de 2021, os ataques de phishing aumentaram 30%, segundo a Avast. No phishing, o usuário recebe um link malicioso e caso clique, pode ter os dados pessoais e as senhas roubadas. Este link pode ser uma oferta de uma loja, um brinde, informações sobre uma entrega falsa.

Já na clonagem, o golpista, em posse do número de telefone e nome da vítima, tenta cadastrar o aplicativo em um outro aparelho. Para concluir o golpe, precisa de um código enviado para a vítima por SMS. Então, ele entra em contato, se passando por uma loja ou órgão do governo, para conseguir o número.

Dicas da WorkDB

Fique atento

O usuário precisa ficar atento às mensagens que recebe via WhatsApp. Um golpista pode se passar por um familiar, um órgão do governo, etc. Desconfie de pedidos de pagamento. Os dados de muitas pessoas vazaram na Deep Web e podem ser usados para a emissão de falsos boletos.  Confira algumas dicas para manter a segurança:

Mantenha o aplicativo atualizado

Faça sempre as atualizações do software do WhatsApp no seu celular. Elas podem conter correções de bugs e de vulnerabilidades.

Use a verificação em duas etapas

Com a “verificação em duas etapas”, o aplicativo irá lhe pedir uma senha periodicamente ou quando mudar de aparelho celular. Você pode ativar esta funcionalidade, clicando sobre os três pontinhos, em seguida em Conta e depois em Confirmação em duas etapas. Defina um PIN de seis dígitos e adicione um e-mail para contato.

Proteja sua foto de perfil

Deixe exposta a sua foto somente para seus contatos salvos no telefone. Para isso, clique nos três pontinhos e, em seguida, em Conta. Vá para o link Privacidade. Nesta opção, você pode escolher quem vê sua foto de perfil, seu status e pode te adicionar em grupos. Lembre-se que alguém pode usar a sua fotografia para se passar por você e pedir dinheiro aos seus amigos e familiares. A mesma dica vale para redes sociais.

Nunca forneça senhas ou códigos recebidos por SMS

Nunca compartilhe nenhum código de segurança do WhatsApp, recebido via SMS. Um golpista pode usar este número para se apropriar de sua conta. 

Cuidados com links

Desconfie de mensagens de promoções, principalmente se contém erros ortográficos. Pode ser um golpe de phishing. Não clique em links estranhos ou enviados por desconhecidos.

Não passe seu número a desconhecidos

Cuidado com as informações que fornecer a outras pessoas. Fique atento ao entrar em grupos, como promoções e ofertas. Lembre-se que seu número de telefone fica exposto a outros.

WhatsApp avisa se seu contato mudar de número

Verifique o número de telefone que está lhe enviando mensagens. Se um contato seu muda o número, o WhatsApp lhe envia uma mensagem.

E por fim lembre-se, estamos aqui para ajudar a proteger seu ambiente virtual, seja através do celular ou computador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.