Categorias:

3 vantagens em migrar para Cloud

Imagem do avatar de
Publicado por workdb

O ano está acabando e se a sua empresa ainda não está na nuvem, ainda dá tempo pra mudar isso! Confira 3 vantagens em migrar para cloud.

Com todos os acontecimentos desse ano, a Transformação Digital ganhou ainda mais força e foi um movimento muito importante para empresas de todos os segmentos e portes. Se olharmos para trás, provavelmente os processos da maioria das companhias hoje já é bem diferente do que no começo do ano.

Juntamente com essa mudança e evolução dos processos veio a migração de dados para nuvem. Optar por um servidor virtual em cloud computing oferece diversos benefícios para as empresas já que a tecnologia está cada vez mais acessível e desenvolvida.

Além dos serviços de cloud oferecerem muito mais qualidade de segurança na proteção e armazenamento de dados, existem diversos outros aspectos que fazem dessa tecnologia uma mudança quase que obrigatória para que as empresas consigam acompanhar as inovações do mercado e entregar produtos e serviços com cada vez mais qualidade e agilidade.

Antes de falarmos sobre esses benefícios, é muito importante que você saiba o que é o Cloud Computing e do que se trata essa tecnologia. Vamos lá!

Entendendo o Cloud Computing

A computação em nuvem, originalmente chamada de cloud computing, nada mais é do que entrega de serviços de computação sob demanda – de aplicativos a armazenamento e processamento – normalmente pela Internet e em base de pagamento conforme o uso.

Ao invés de uma empresa ter a sua própria infraestrutura de armazenamento de dados data center, as empresas podem migrar apps, dados e sistemas para cloud. Isso possibilita que acessem remotamente as informações a partir de um provedor de serviços de nuvem.

Assim, a computação em nuvem permite que as empresas tenham um armazenamento de dados que não interfira na infraestrutura física, o que já é um benefício quando falamos de espaço e economia de material para guardar e imprimir esses documentos.

As vantagens do cloud computing são inúmeras. Essa que acabamos de mencionar da otimização de espaço físico da empresa já é uma. Além disso, há muitos outros benefícios que caberiam aqui. Escolhemos os três que consideramos mais relevantes diante dos acontecimentos desse ano para que você inclua a migração em nuvem nos projetos da sua empresa para 2021.

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

2020 foi o ano do home office e mesmo após a pandemia o trabalho remoto tem tudo para ser uma prática que chegou para ficar. Quando você dispõe de um sistema de computação em nuvem, a possibilidade de oferecer essa alternativa de trabalho aos seus colaboradores também fica mais acessível e descomplicada.

Com o cloud computing, é possível acessar aplicativos, programas, aplicações e dados de diferentes dispositivos, com segurança e toda a infraestrutura necessária para que o desempenho dos seus colaboradores não seja prejudicado por dificuldade de acesso às informações ou coisa parecida.

Isso garante que, mesmo à distância, todas as informações fiquem centralizadas em um mesmo lugar e à disposição de quem precisar, na hora que for. Aqui, podemos mencionar a acessibilidade e disponibilidade como mais uma vantagem que se encaixa dentro dessa flexibilidade que o cloud oferece.

Segurança de dados

A segurança dos dados é primordial para a proteção de informações sigilosas de um negócio. Estar vulnerável a falhas, ataques e perdas no sistema coloca em risco informações sensíveis das operações. Mas, quando os serviços em nuvem são eficazes, o nível de segurança aplicado evita interrupções de produção que podem levar a grandes prejuízos.

Agilidade

A palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio no mercado é agilidade. Atingir um nível superior crescente de produtividade sem abrir mão de qualidade é o maior sonho de qualquer gestor ou diretor de empresas. E a tecnologia tem um papel fundamental nesse desenvolvimento de entregar mais e melhor em menos tempo.

O cloud é um exemplo disso. Migrar serviços para nuvem significa que as empresas podem evoluir mais rapidamente em projetos e testar conceitos sem longos contratos e grandes custos iniciais, porque as empresas pagam apenas pelos recursos que consomem.

De modo geral, as vantagens da cloud computing englobam várias aspectos, além dos que citamos acima. Quando bem planejada e executada, a migração transforma as operações corporativas, otimizando custos e dando mais vantagem competitiva.

Inicie agora mesmo o processo de migração de Cloud para a sua empresa com a WorkDB!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *